Páginas

sexta-feira, 21 de julho de 2017

CONSULPLAN 2016- Questão sobre farmacocinética básica

A farmacocinética estuda como os medicamentos entram no corpo, atingem seus locais de ação, são metabolizados e excretados, e o seu conhecimento é de fundamental importância na prática da enfermagem. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Algumas membranas do corpo funcionam como barreiras à passagem dos medicamentos.
II. A distribuição de um medicamento pelo organismo é afetada pelo seu grau de ligação com as proteínas séricas.
III. A biotransformação dos fármacos acontece sob a influência de enzimas.
IV. Nas etapas de metabolismo e excreção, o fígado participa apenas da primeira.
Está(ão) correta(s ) a(s ) afirmativa(s )


Vamos analisar as afirmativas apresentadas 

I. É verdade que algumas membranas impedem a passagem dos medicamentos, alguns fármacos não conseguem atravessar a barreira hematoencefálica ou a mucosa GI. 
II. A taxa de ligação do fármaco com as proteínas séricas determinam a porcentagem do fármaco que permanecerá livre e consequentemente apto a se distribuir para outros compartimentos do corpo. Tendo em vista que essas proteínas não atravessam o endotélio vascular.
III.As biotransformações são reação químicas,geralmente mediadas por enzimas, que alteram a estrutura do fármaco, modificado suas propriedades.
IV. O figado pode alterar propriedades importantes como a hidrossolubilidade do fármaco, que é um aspecto relevante para a excreção do mesmo.

Como a afirmação IV não considerava o papel do fígado na excreção, a mesma está incorreta, portanto a alternativa correta é a d)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa